Sede da Juventude Cansada
Abril 2020 (online) Julho 2020 - Casa da Imagem Contemporânea; (Gaia, PT)
[English description bellow. Link for an early translation of the script]

Sede da Juventude Cansada consiste numa leitura performativa pública de um guião original da autoria de André Alves. Esse texto descreve o encontro de diferentes pessoas num edifício situado na Rua Duque de Saldanha (Porto) (cujo letreiro diz “Sede do Grupo da Juventude Cansada” e que deu origem à intervenção Restauro da Juventude Cansada (2015).

O guião Sede da Juventude Cansada sugere um tempo de ação futuro e um cenário hipotético de sociedade pós-trabalho. O guião descreve uma alegoria fantástica através da qual se questiona o que poderá emergir se o trabalho deixar de ocupar a experiência central da sociedade?

Na sequência da pandemia Covid-19, o formato inicialmente planeado para Sede da Juventude Cansada combinando a leitura-performativa e fórum público foi adaptado para uma leitura online em Abril de 2020 e leitura captada em vídeo na Casa da Imagem Contemporânea (Gaia) em Julho 2020, sem presença de público.

Sede da Juventude Cansada tem por base várias referências artísticas: Class Struggle uma ópera (não realizada) dedicada à classe trabalhadora, da autoria artista Kurt Schwitters; Worker's Club um modelo de arquitectura social para o lazer dos trabalhadores (igualmente não implementado) apresentado em 1925 pelo artista Alexander Rodchenko; o conto de 1982 Having a Wonderful Time, sobre a criação de colónias de desempregados no sul da Europa, do escritor J.G. Ballard; a peça teatral de 2010 NO75 Unified Estonia, pela companhia NO99, e a leitura performativa Declaração Universal dos Direitos dos Robots da autoria do artista-jornalista Daniel Santiago.

O momento fórum que acompanha a leitura-performativa do guião tem por base questões sugeridas pelos intelectuais e artistas Karin Hansson, Dave Beech, Nina Power, Fernando José Pereira, Glenn Loughran, Oli Mould, Maria Cristina Franco Ferraz, Nuno Guedes e Nuno Ramalho.

A leitura do guião Sede da Juventude Cansada por Filipa Araújo, Inês Azevedo, Juan Luis Toboso, Maria Sottomayor, Mariana Vitale, Nuno Guedes, Ricardo Castro, Rita Senra, Virgínia Pinho.

Documentação vídeo da leitura teve lugar na Casa da Imagem Contemporânea em Julho de 2020.

Documentação em vídeo dirigida por Patrícia Viana Almeida. Apoio sonoro de Max Fernandes.

O projeto Sede da Juventude Cansada teve o apoio de Fundação Calouste Gulbenkian, University of Gothenburg, Casa da Imagem Contemporânea and Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Sede da Juventude Cansada [Thirst/Headquarter of the Fatigued Youth] (2022)
?Authored Book: André Alves.
Isbn: 978-989-33-3300-6

Sede is an essay that explores the status of topical capital of imagination and possibilities of art in world-making works, namely within the articulation of an ecosophical movement to a transition society presented in the format of a dramaturgic text.

The script was inspired by Stanislaw Lem 1971 book The Futurological Congress, set in a future where humanity has made tremendous progress in both technology and the human mind, but this progress has led to some strange and troubling developments.

Sede makes use of the dramatic form to put different arguments about the inevitability of capitalism and the (in)capacity of imagining such alternatives at play. Different intellectuals and artists have contributed with arguments and questions for the development of the script: Karin Hansson, Dave Beech, Nina Power, Fernando José Pereira, Glenn Loughran, Oli Mould, Maria Cristina Franco Ferraz, Nuno Guedes and Nuno Ramalho.

The publication was followed by a performative-reading and video documentation recorder at Casa da Imagem (PT).

The project was secured by financial support of Calouste Gulbenkian Foundation, the University of Gothenburg and the University of Porto.